A trajetória de Yuki Tsunoda na Fórmula 1 tem sido marcada por sua determinação e habilidades promissoras. Desde 2021, ele integra a equipe secundária da Red Bull, a AlphaTauri, e continua a almejar sua chance no time principal. Em 2024, uma oportunidade se delineou quando Sergio Pérez deixou seu posto, mas foi Liam Lawson quem foi promovido, mantendo Tsunoda como piloto reserva na Red Bull Racing.
Tsunoda agora está a postos para exercer um papel crucial. Reservado para possíveis contingências, ele figura como o substituto mais preparado para o RB21 em caso de necessidade. Com um vasto conhecimento dos carros Red Bull, o japonês tem a oportunidade de se destacar a qualquer momento, especialmente considerando a situação de Max Verstappen, que acumula pontos de penalidade que o colocam próximo de uma suspensão.
A superlicença é um componente vital na carreira de qualquer piloto de Fórmula 1. Yuki Tsunoda não é exceção nesta dinâmica. Ele acumulou 40 pontos necessários através de competições como a Fórmula 2 e a Super Fórmula, qualificando-o para competir em qualquer fim de semana da F1. Isso lhe permite estar preparado para substituir pilotos titulares imediatamente, se necessário.
A presença de Tsunoda nos eventos de Fórmula 1 consolidou sua experiência e familiaridade com a categoria máxima do automobilismo. Durante a temporada de 2024, por exemplo, ele participou dos treinos livres nos GPs do Japão e de Abu Dhabi, além de se envolver ativamente nos testes de pós-temporada, reforçando sua adaptação e aptidão no ambiente competitivo da F1.
O futuro de Yuki Tsunoda na Fórmula 1 depende substancialmente de oportunidades que podem surgir em meio à dinâmica das corridas. Com Max Verstappen perto de acumular uma suspensão devido a pontos de penalidade, o caminho pode abrir-se para Tsunoda. Caso Verstappen alcance os 12 pontos de penalidade, exigindo uma suspensão, Tsunoda seria o candidato natural para assumir a vaga durante este período crítico da temporada.
Além disso, Tsunoda também precisa estar preparado para ocupar uma posição na Racing Bulls caso ele ou Isack Hadjar fiquem impossibilitados de competir em algum evento. Nessa conjuntura, Ayumu Iwasa surge como o piloto reserva da equipe, consolidando uma base forte de talentos japoneses no automobilismo mundial.
A temporada de 2025 da Fórmula 1 promete intensas emoções e uma nova rodada de competições de alto nível. Programada para começar com o GP da Austrália em março, as preparações já estão em andamento com os testes coletivos de pré-temporada que ocorrerão em fevereiro, no Bahrein.
Esses testes são cruciais não apenas para avaliar o desempenho técnico dos carros, mas também para dar aos pilotos, como Tsunoda, a chance de demonstrar habilidades e potencial. Essa transição entre temporadas é um momento-chave para ajustar estratégias, fortalecer parcerias e garantir que tanto pilotos regulares quanto reservas estejam prontos para qualquer safra de desafios nos circuitos internacionais.